A Olho Nu, a Justiça é Míope

Por Valdez Gomes

 

peru

 

Não há explicação, justificativa plausível ou sequer razoável para que lances como o de domingo sejam tolerados por milhões de consumidores do produto chamado futebol.

Assistimos, discutimos e praticamos o esporte mais popular do planeta e ao que parece, na melhor das hipóteses, o mais conservador e retrógrado também.

O ocorrido que me refiro, é o escandaloso gol de mão, braço, antebraço, seja lá o que o peruano tenha usado para empurrar a bola, balançando as redes do Brasil e sacudindo os pilares do respeito ao que é justo e democrático.

Em qualquer esporte minimamente sério, o jogo teria sido interrompido para averiguação do lance e só retornaria quando o lance tivesse sido, de fato, avaliado por ângulos, olhos e tecnologias diferentes para atestar a validade ou não do gol marcado.

A postura dos órgãos que comandam o futebol, de virar as costas para a evolução, levanta as mais diversas suspeitas para tamanha resistência em relação ao que, para o mundo inteiro, é óbvio ululante. Nós queremos transparência, doa a quem doer.

A tese de que a tecnologia é prima irmã da frieza, não cola. Veja o caso do basquete, que é um “stop and go” constante. A emoção do jogo não morreu com o auxílio do que aqui chamo de “Justiça Tecnológica”.

Fechar os olhos para a evolução é um escárnio com quem trabalha, vive e respira futebol. Beira a cumplicidade com a irresponsabilidade. É no mínimo ser conivente com a má fé e a corrupção que passeiam livremente nos sites e bolsas de aposta mundo afora.

 

justiça-marcelo

 

Chronus, Deus do tempo, deve se revirar em gargalhadas quando alguém levanta a tese de que o jogo pararia a todo instante, que se perderia muito tempo com replay… Fico imaginando o diálogo entre Chronus e a Deusa da Justiça, Têmis

“Acréscimo de 10minutos é perda de tempo, intolerável. Justo mesmo é jogar fora 6meses de trabalho por falta de boa vontade em se fazer o correto em questão de 2minutos”.

 Assim é o futebol… Pedindo licença para  adaptar e parafrasear a bela letra do Nando Reis…

“O futebol é o que torna o irreal possível”

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s