Começou a Festa!

BR_16

Neste fim de semana começou o Brasileirão 2016!
E a primeira rodada, se não é suficiente para nos mostrar quem é quem e quem vai ter fichas para trocar até o final do torneio, já nos mostrou o equilíbrio da competição.
Ouso dizer que será a edição mais disputada do torneio em todos os tempos.
E digo disputado pelo equlíbrio entre os times e pelos resultados em campo. Na primeira rodada, tivemos a menor média de gols da história (1,4 gol/jogo). Mesmo tendo duas goleadas (Santa Cruz e Palmeiras), tivemos um festival de 1×0 e três jogos com placar em branco.
Para se ter uma ideia, foram duas goleadas, três 0x0 e os outros cinco jogos com 1×0 no placar. Indício de equilíbrio dentro da competição, ao meu ver.

Acho que é, sim, o campeonato mais disputado do mundo. É só ver que temos 11 gigantes participando e mais outros bons times que podem chegar. Temos ao menos, no papel, 7 candidatos ao título.

Aqui, a chance de um Leicester é nenhuma.

Sou dos que entendem que o formato de 38 rodadas é o mais justo, para definir o campeão do país, mas sou também daqueles que entendem que na nossa cultura, precisamos de finais. As finais param o país, todos ficam de olho e chamam muito mais atenção do público.
Além das finais que ficam na história, com acontecimentos específicos de final.
Alguém lembraria se, em 2002, aquela pedalada do Robinho em cima do Rogério fosse pela 19ª rodada, ao invés de ter sido numa final de Brasileirão (a última, por sinal)?

Para este campeonato, espero uma média tímida, até por termos um gigante de fora, o Vasco e o maior estádio do país fechado por mais da metade do certame.
Mas acredito que a fanática torcida do Santinha (bem-vindo de volta), além das de Palmeiras e Corinthians vão impulsionar a média geral para ser um pouco maior do que nos anos anteriores.

No campo de jogo, espero algumas novidades no campo da tática, com bons treinadores e bons trabalhos se destacando, como já foi feito pelo Tite ano passado, uma vez que o nível técnico dos jogadores se equivalem, numa maneira geral. Acho também que teremos alguns bons valores querendo aparecer, pois é ano olímpico e a rapaziada sub-23 tem uma oportunidade de ouro de brilhar e chegar na Seleção.

Para este campeonato, a CBF já iniciou com as novas regras da FIFA, como por exemplo a saída de bola não precisa mais ser obrigatoriamente para frente. Essas regras só entram em vigor oficial a partir de junho, mas achei prudente já começar o campeonato assim, uma vez que mudanças no meio do torneio podem afetar a lisura da disputa.
Também padronizaram o tamanho dos campos no Brasil e todos terão de jogar nas medidas de 105x68m, deixando de ter a desculpa de um campo ser maior que outro. Um ponto que ainda não se discutiu foi sobre a grama, tamanho do corte e qualidade do material do gramado. Quem sabe em 2016.
Prometo falar sobre as novas regras no próximo post.

Sobre os cariocas, acho que o Fluminense tem um melhor elenco, com algumas peças, principalmente um lateral esquerdo de qualidade, pode disputar o título ou G4, mas deve terminar em 5º.
O Flamengo e o estilo Muricy de destruir o futebol mas apresentar resultados chegar longe, ainda mais com o reforço da saída do Wallace. Deve terminar até o 7º lugar e não vai brigar pela Libertadores, apenas sonhar e ficar espiando.
O Botafogo é que aparenta menor força, mas tem um time arrumado e que sabe das suas limitações e pode acabar conseguindo fugir do rebaixamento com certa facilidade, mas não deve passar da 13ª posição.
E o Vasco? Só ano que vem. Deve voltar. A conferir.

Me cobrem isso em dezembro!

Feliz Brasileirão novo! Te desejo muitos bons jogos, gols bonitos, dribles, jogadas ensaiadas e arranjos táticos!
Não te desejo o título, a não ser que seja Tricolor!
Seguem os jogos, até dezembro. Todos os 380, nas 38 rodadas!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s