Imprescindível Futilidade

Por Valdez Gomes

 

Sou eu mesmo, o cara que liga, manda mensagem, SMS, e-mail, insiste e persiste naquilo que pouca gente valoriza, para que não morra por falta de compromisso dos outros. Sim, para muitos esse esforço hercúleo é falta do que fazer, de louça para lavar, como dizem os antigos; é, talvez seja mesmo.

Mas e daí? Por falta do que fazer e ausência de louça, bora jogar uma pelada na quarta-feira à noite? Ah cara, na boa? Não tem tempo na quarta, a gente marca para quinta, sexta ou domingo pela manhã. Ainda assim não tem espaço na agenda? Então não estamos na mesma sintonia, você não curte a fraternidade que só os que jogam uma pelada com os amigos (de longa data, copo, esbórnia, seja lá quais sejam as afinidades) sabem que há.

Se não consegue tirar 2 horas das 168 que uma semana lhe dá, é por que aquilo para você não é sequer um lazer fútil, é algo muito pior. Em sua visão a sagrada pelada que faço questão de rezar religiosamente às quartas é algo indiferente, irrelevante. E eu lamento muito por isso.

 

ESCRAVO-DO-TEMPO

 

Muito embora não saiba matar uma bola no peito, dar um elástico ou sequer tenha feito na vida um gol de cabeça, vou lá e insisto, e sabe por quê? Jogo só de sacanagem! Não sei fazer nada disso, só sei que adoro tentar, errar, e de novo, de novo e de novo… Tudo isso por pura sa-ca-na-gem. De seriedade já bastam meu trabalho e problemas financeiros. E aposto que você também tem os seus.

A pelada é só uma das inúmeras coisas pequenas que podem fazer com que você não se apequene diante do dia a dia voraz que os tempos modernos trouxeram. Não é uma pelada que te faz a cabeça? Ok, procure seu ópio em outra boca de fumo. Escreva poesia, saia para dançar, correr, chame os camaradas para jogar sueca, sei lá.

Só desejo que não fique na poltrona “num dia de domingo” ou de home office ao sabor/dissabor de um chefe. Porque ele, ele talvez esteja “perdendo” seu precioso tempo com um indispensável Madureira x Flamengo, enquanto você espera seu comando para desligar conexão de internet entre a VPN da empresa e seu celular corporativo, que ele te fornece com o status de “beneficio”, mas que na real é só mais uma forma de te manter sob controle.

Do fundo do meu coração, antes que isso ocorra, espero que ao menos você esteja substituindo nossa missa semanal por alguma outra coisa “supérflua e indispensável” para sua sanidade mental. Do contrário, o envelhecimento e a rigidez, tal como acontece com as cidades, darão os primeiros sinais antes mesmo do surgimento de suas primeiras rugas.

varzea1

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s