Olha o Gol, no Youtube!

Por Alan Parada

 

índice

 

Na última segunda tivemos a noite de gala do futebol, premiando os melhores de 2015.

O prêmio de melhor jogador do mundo, a Bola de Ouro ficou, conforme previsões, ficou com o argentino Messi, pela 5ª vez.

Mas o ponto alto da noite e não só para nós, brasileiros, foi a premiação do gol mais bonito do ano.

Wendell Lira, jogando pelo Goianésia, de Goiás, teve o seu gol eleito como o mais bonito. Concorriam com ele, o badalado Messi, numa arrancada da meia direita, onde dribla inúmeros adversários e Florenzi, pela Roma, num chute quase do meio campo.

E o do Wendell? O brasileiro recebeu um passe alto, tal como no futebol de areia e finalizou quase de bicicleta, meio de voleio. Quase um chute de movimento especial de um personagem do Street Fighter ou TKOF…

A vitória dele diz muitas coisas, mas duas, em especial, irei destacar.

A primeira foi a indicação dele entre os 10 escolhidos. Essa indicação é por algum tipo de “juri técnico” e o gol do cara, numa partida entre o Goianésia/GO e Atlético/GO ainda em março, pela 4ª rodada do returno do “poderoso” Campeonato Goiano foi visto e chegou nas mãos da FIFA como um dos 10 mais bonitos de todo o ano de 2015.

Isso mostra, meus amigos, que estão de olho no país do futebol e estão atentos ao que acontece aqui… Quantos outros Wendells não estão por aí, fazendo golaços pelo Brasil afora.

A segunda parte é a mobilização da internet brasileira.

Fiquei realmente impressionado com a vitória por isso. Houveram mobilizações intermináveis de sites e blogs para votação no gol. A ideia inicial era colocar ele entre os 3 melhores, já que era o possível pela votação popular. Imaginava-se no princípio que a premiação entre os 3 melhores seria técnica, dentro dos padrões obscuros da FIFA.

E quando ele ficou entre os 3, a sensação de vitória já era grande… Imagina um cara que quando recebeu a indicação estava sem clube, ir até a Suíça para acompanhar de perto o prêmio. Parecia até concurso de refrigerante, daqueles que, quem acha a tampinha premiada, vai conhecer seus ídolos…

Até que viram que a votação para o melhor também seria pela internet. Aí a campanha se intensificou e a coisa foi ganhando forma… Mas mesmo assim, não havia dimensão da coisa, pois a concorrência era com o Messi, que tem todo o apelo mundial de um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Eu não acreditava na vitória, mesmo tendo votado umas 15 vezes no “voleiocleta”. Se parar para pensar, o universo da internet é incontável, ainda mais em uma votação que pode ser feita várias vezes pela mesma pessoa. Quantas “Messizetes” não estariam votando nele?

Mas quando o mestre de cerimônias da premiação anunciou que foram 1.6 milhões de votos, eu soube que o Wendell ganharia.

Vou explicar: num país onde mais de 10 milhões de pessoas votam em paredões do BBB, 1.6 milhões é fichinha!

E o que se vê depois é histórico.

Ele é craque? Não. E não vai passar a ser pelo gol feito. Mas certamente o golaço que ele achou que ia ter no DVD para mostrar aos filhos e netos um dia, agora estará acompanhado de um troféu. Um senhor troféu, que engrandece muito o feito do rapaz.

Não sei se ele ganha alguma grana da FIFA junto com o troféu, mas a vida dele mudou para sempre. Bem ou mal, ele já conseguiu uma vaga na pré-temporada no Vila Nova e irá disputar o Campeonato Goiano e talvez a Série B pelo time do Centro-Oeste.

Depois disso? Não sei. Deve ser esquecido e só ser lembrado por quem foi seu contemporâneo nessa época de sonhos.

Tal qual um teatro, as luzes irão se apagar, as cortinas fecharão e esse mais novo personagem do nosso país será lembrado apenas por quem o viu.

Ou quem procurar na internet, pois os personagens daqui, ficam por aqui…

Parabéns, Wendell! Obrigado, Internet!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Olha o Gol, no Youtube!

  1. Guilherme Elid disse:

    Realmente, o cenário mais provável é esse que você descreveu, mas vamos torcer para que a carreir dele decole agora, aos 46 do 2 tempo, mais ou menos como foi para p Liedson (repositor de mercadorias em supermercados) e Elias (já tinha abandonado o futebol mas decidiu tentar de novo no Atletico de Sorocaba).

    Curtido por 1 pessoa

  2. alanparada disse:

    Gui,
    Exemplos temos muitos…
    Lembro do Alex Dias, aos 32 anos ser considerado craque. O próprio Emerson Sheik veio aparecer no Brasil bem tarde…
    Torço para que ele consiga ao menos continuar a exercer a profissão dele com dignidade e com isso pagar as suas contas e criar seus filhos, como todo profissional de qualquer área sonha.
    Obrigado pela visita!
    Volte sempre! A casa é sua!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s