Errante

Por Valdez Gomes

image

Durante minha vida uma expressão me persegue. Minha pluralidade de preferências me rotulou de “todo errado”. Confesso que isso muitas vezes me tirou do sério, mas hoje, hoje tiro de letra.

Ainda quando moleque, na roda de amigos, quando me perguntavam se o que mais me agradava era guaraná Simba ou Mineirinho, respondia com olhar vago e sinuoso:

– Os dois.

A galera não perdoava, caía de cascudos em mim. Diziam que eu não sabia de nada, que não tinha resposta pra nada.

– Como não?! Gosto dos dois. Só não curto Crush Laranja…

Mais crescido e já enturmado com outros moleques, lá pela adolescência, a pergunta era outra…

“Ele e Ela” ou “Playboy”?

– Que diferença faz, tudo tem mulher pelada?!

E lá ia eu ser taxado de indeciso – Mas pera lá! Indeciso não, curto as duas. Só não curto Emanuelle.

Nas mesas de bar, na fase adulta, tornavam os questionamentos:

– E mulher, prefere peituda ou bunduda? Loira, negra, ruiva ou asiática?

– Mas que pergunta imbecil! Eu prefiro mulher!

O silêncio que se fazia aguardava que concluísse com minha inclinação para A ou B. Não aceitavam que a resposta já era conclusiva.

– Tá, que você prefere mulher é muito vago, mas, qual tipo delas?

– Whats?! Qual tipo?! É tudo mulher. Clara, escura, baixa ou alta, prefiro todas. Sendo original de fábrica, sem modificações e recall, aceito o que vier.

Relacionamento. Assunto difícil de me fazer entender. Certo dia conversava com um amigo sobre “casar ou morar junto”. Fui taxativo:

– Prefiro Viver solteiro sem ser solitário!

Discussão inglória. Como provar a um poeta que estou solteiro por opção de vida? Não é o sarrafo delas que está além das minhas possibilidades… Sou eu que prefiro fazer revezamento 4×100. Não é que a mulher ideal não tenha aparecido, talvez tenha surgido sim, mas era ideal para outro. Meu idealismo é que é sui generis.

Outro tema que causa ojeriza em muita gente é futebol. Nesse assunto já sou mais que escolado. Sofro bullying desde moleque.

Botafogo, Fla, Flu ou Vasco? Gol do Maurício, Pet, de Barriga ou do Cocada?

– Ah, me errem!

Eu gosto é do jogo de bola, do passe no pé, do lançamento, da matada no peito. Sou fã de Fla x Flu, Vasco x Botafogo, clássico é clássico e vice versa, como profetizou Jardel. Quantas vezes parei para assistir o Imperador arrasar defesas adversárias; Edmundo escancarar ferrolhos; Seedorf colocar a bola em seu devido lugar e tratá-la, sem desrespeito, com um simples “você”;  Conca servir e não cobrar seus 10% ? Tudo isso sem qualquer sentimento por brasão algum. Eu gosto é do gasto.

Na real, nunca fui indeciso. No fundo, o que acontece é que as perguntas me foram feitas de maneira errada. Ao contrário da maioria, nunca me dei bem em provas de múltipla escolha. Meu forte não é escolher entre as possíveis, sou bom mesmo é na dissertação.

Não me deem escolhas, esperem um pouco. Deixem-me divagar no emaranhado de possibilidades que minha mente permite.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Errante

  1. Marcelo disse:

    Um dos melhores textos que li seu aqui, Valdez…. Escolheu as palavras cirurgicamente.. Parabéns!! Ah eu prefiro o do Maurício!!! Hahah

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adriana disse:

    Parabéns Valdez! A pluralidade não é defeito, é uma questão de escolha. Escolha de se desvincular de rótulos E padrões estereotipados. Nada de errado com vc rs. Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito bom. “Prefiro Viver solteiro sem ser solitário” ainda estou refletindo sobre isso, não havia pensado nessa possibilidade ainda, obrigada. Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Fernanda disse:

    Essa discussão não importa pra ninguém. Cada coisa é agradável aos olhos de alguém, ou até de ninguém. E também nem sempre quem está sozinho é solitário.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

