Os Pontos Corridos e Suas Finais

Texto por: Davi Miranda

Mesmo que em pontos específicos da tabela, como a briga pela última vaga na Libertadores ou a peleja para não cair, o BR/2015 tem demonstrado que o campeonato por pontos corridos pode sim ser muito emocionante. Fazendo uma antítese ao texto “Jardim da Saudade”, publicado pelo nosso colunista Valdez Gomes no último dois de novembro, trago aqui minha visão otimista quanto a atual fórmula, e vou mantê-la estritamente no campo da emoção, desconsiderando outros aspectos, como o financeiro e o organizacional.

Escrevo às vésperas da 35ª rodada e, caso desenhasse a parte alta da classificação, o panorama seria o seguinte: o Santos, quarto colocado, e a Ponte Preta, oitava, estão separados por apenas 4 pontos; ali entre os dois se acotovelam São Paulo, Inter, e Sport. Nessa disputa a irregularidade tem sido a tônica, e ninguém consegue apontar um claro favorito à última vaga. Até porque o Santos, que ultimamente vem fazendo ótimas partidas, desdobra-se em outra frente, já que disputará a final da Copa do Brasil com o Palmeiras.

Mais acima temos um campeão com algumas rodadas de antecedência. É certo que o grito de hexacampeão dos corinthianos não sairá de uma “decisão”, mas quem dirá que a disputa com o Atlético-MG, que se estendeu como briga de gato e rato durante todo o segundo turno, não foi emocionante? E ainda, há quem consiga diminuir a importância da segunda partida entre os dois, realizada em Belo Horizonte e vencida pelos paulistas, jogada em alto nível e digna de uma grande final? Seria no mínimo injusto. Sem contar a visita à Colina na próxima quinta-feira; jogaço!

 
Na parte intermediária da tabela temos alguns times que atualmente não protagonizam no campeonato, mas é inegável que em algum momento também já estiveram em evidência, para o bem ou para o mal. O Flamengo, superlativo em tudo, já beliscou uma vaga no G4, como também passou seus maus momentos na parte inferior. Muitos outros também enfrentaram situação parecida, como o Atlético do Paraná, o Fluminense e o Cruzeiro.

Lá embaixo então, não nos faltam motivos para mantermos o interesse: na briga contra o rebaixamento temos nada menos do que seis equipes envolvidas, indo do Avaí, 16º colocado, ao Joinville, que agarra-se ao rabo da tabela. Arriscar os times que irão cair é tarefa das mais difíceis. Ou será que você teria coragem de apostar suas fichas que o cruz-maltino, que já teve 99% de chances de ir à Série B no ano que vem, não é capaz de se salvar, depois de ter ficado nove jogos sem perder, dando início a uma fantástica recuperação? Sim, eu acredito.

 
Esse tipo de campeonato não é perfeito, e sua maior fragilidade está nos extremos: quando alguma equipe se distancia muito das outras, tanto na ponta quanto na base da classificação, todo o sistema é comprometido. O equilíbrio é a alma dessa forma de disputa.

A competição por pontos corridos, quando vista de longe, parece apenas boa, mas ao analisá-la de perto vemos o quanto é interessante. Cada trecho da tabela possui seus torneios à parte e os envolvidos nessas disputas mudam rodada a rodada. Sem contar que durante o andamento da competição temos diversas “decisões”, muitas delas simultâneas.
Aproxime-se, envolva-se e verá que esse tipo de campeonato é sim muito emocionante.

O interesse é relativo, está no olhar de quem assiste.

Trofeu_Brasileiro_INT

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Os Pontos Corridos e Suas Finais

  1. MENDONÇA, Leonardo disse:

    A fórmula é justa, o estádio lota, sensação de definição, há chance para os pequenos, mas eu como torcedor, prefiro o mata-mata, eliminando um por um como metralhadora.
    Grande abraço, amigos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s