Isso aqui é Flamengo!

Por Valdez Gomes

torcida-flamengo

Que me perdoem os amigos flamenguistas, mas hoje não farei média. Aliás, nunca faço. Invariavelmente, bato de frente com as teorias mais concretas e estabelecidas já defendidas por alguns pensadores futeboléricos (Sic).

Meus companheiros de Pitacos, certa vez disseram que eu sou o cara que contraria a lógica. Talvez tenham razão… Prefiro pensar que não me rendo tão fácil.

Pois bem, o Pitaco de hoje é para comprar briga com a maior torcida de futebol do Brasil. A tal “torcida que ganha jogo sozinha”… Nossa, que enorme balela!

Ontem, mais uma vez, a gigantesca nação rubro negra deu mais uma mostra do quão fiel e apaixonada é. Foram quase 70mil seguidores ao Mané Garrincha, em Brasília, assistir in loco, ao vivo e a cores, mais precisamente em duas cores, vermelho e o preto, a mais uma já garantida Vitória do Mengão. Sim, garantida, porque se valem dessa máxima, dessa balela para vender jornal -nossa, como estou ficando velho! Quem é que ainda compra jornal impresso?!- de que a torcida do Flamengo faz a diferença. E o que viram mais uma vez foi uma acachapante derrota em verde e branco para um time que aos trancos e barrancos luta desesperadamente para fugir da degola. Porém, o Coxa calou a “maior torcida”. A mesma que diz dispensar os 11 jogadores que jogam por eles. Torcida não busca ataque, só incentiva. A paixão não cria boa chance, não arma jogada e não dá voz ao grito, xingando a mãe alheia. E mais uma vez, os jogadores que ficaram na arquibancada, retribuíram com vaias.

E a tão admirável torcida que ganha jogo sozinha? “Ah, mas a torcida do Flamengo de outros Estados não é a mesma que frequenta o Maracanã…”dirão alguns apaixonados torcedores cariocas que junto com outros milhares que lotam o templo sagrado da bola, ganham jogo sozinho.  Na boa, talvez em outros tempos, do Maraca das arquibancadas de concreto, que exalava odor de urina pelos cantos, que permitia a invasão do campo para interromper jogo, das malvinas e rojões, talvez naquele tempo, essa afirmação fizesse algum sentido.

Mas hoje? Hoje o torcedor que frequenta o novo Mário Filho, que poderia até ser rebatizado de Estádio Jornalista Galvão Bueno, é praticamente o mesmo que frequenta a Arena Pantanal, o Mané Garrincha ou a Arena das Dunas. É a tão criticada torcida de selfies, que chega e entra no estádio duas horas antes das partidas, que se emociona com o Hino Nacional e canta aos brados fortes “com muito orgulho, com muito amor”.
Portanto, não me venham mais com essa bravata de que o espírito é outro, de que são características diferentes e blá-blá-blá… Dar crédito à essa história é, no mínimo, desmerecer o esforço sobre humano que o goleiro faz para salvar aquela bola na gaveta, tirar os méritos do camisa 10 que acerta aquele chute na forquilha ou virar as costas para uma atuação superior do time adversário, que muitas das vezes, colocou 1/4 da mais populosa torcida.

Continuem acreditando nisso, o espetáculo que vocês fazem da arquibancada, é realmente impressionante, apoteótico, digno de registro. Mas eu, com os pés no chão, prefiro acreditar em nos 11 que entram em campo e correm por outros tantos milhões, que de fora gritam, sofrem, choram, deliram. No futebol, nem sempre prevalecem categorias, números, vantagens, histórias… é imprevisível.

Parafraseando um amigo piadista… “Torcida que ganha jogo sozinha é como macumba, só pega em quem acredita!”
E eu, cético que sou sobre esse assunto, não sou pego por mais essa pitoresca lenda do futebol.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Isso aqui é Flamengo!

  1. MENDONÇA, Leonardo disse:

    Não li nada além de verdades. O segredo é manter os pés no chão e torcer pra caralho, sendo insensato todos os gritos.
    ôo ôo ôo
    Fluminense eterno amor
    É por isso que eu canto
    Que eu visto esse manto
    Orgulho de ser tricolor
    ôO

    Curtido por 1 pessoa

  2. Elaine disse:

    O nome disso é: R-E-C-A-L-Q-U-E! Sem mais! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s