CONMEBOL e Seus Convidados

Texto por: Victor Mesquita

A CONMEBOL criou o hábito de trazer convidados para disputar suas competições. Assim é desde 1993, na Copa América, com a primeira participação de México e Estados Unidos. Já na Libertadores, ocorre desde 1998, quando América e Guadalajara, ambos do México, foram convidados.

Por exemplo, a presença de times da CONCACAF na Copa América já é quase que uma tradição, pois além das Seleções citadas, Costa Rica (em 1997, 2001, 2004, 2011) e Honduras (em 2001), também já participaram da competição.

Mas esses convites também geram aberrações, como a participação do Japão, na edição de 1999. Os nipônicos terminaram a competição com apenas 1 ponto, conquistado num empate em 1 x 1 contra a Bolívia.

Sorte nenhum convidado ter estragado a festa na Copa América, tendo o México se aproximado do feito 2 vezes, em 1999 e 2001, quando foi vice campeão para Argentina e Colômbia, respectivamente.

Por outro lado, a CONMEBOL – entidade já conhecida pela sua falta de credibilidade – se enrola bastante no quesito Libertadores da América. Em qual competição do Mundo, o time ganha, mas não leva ? Leia-se: Ganha o título, mas não conquista a vaga para o Mundial de Clubes. O quão feio isso ficará, caso ocorra ?

Numa competição em que há disputa de repescagem (Pré-Libertadores) para a definição de seus participantes, é inaceitável que times da Federação percam vagas para convidados. Mas por que não há boicote por parte dos mesmos ? São os mi$tério$ do futebol, se é que me entendem!

O convite é exclusivo para os times mexicanos, clube esses, que causam certa dor de cabeça. Qual Flamenguista não lembra da incrível eliminação para o América, dentro do Maracanã ? Seria esse o Maracanazo Rubro-Negro ?

Nesse ano, o Tigres, que atropelou o Internacional, tem a missão de estragar a festa. E convenhamos que contra um time que vem encorpado para a final, o River Plate terá a árdua missão de não passar vergonha em seu continente. Uma vergonha que não será sua de fato, mas moralmente…

E se o Tigres vencer, como será a repercussão ?

Uma coisa é certa: Que a final seja disputada de forma limpa. Afinal, com tanta falcatrua da CONMEBOL sendo descoberta, não me surpreenderia com uma final desonesta!

E você caro leitor, qual seu palpite: Tigres ou River ?

rafael-sobis-que-perdeu-um-penalti-na-partida-comemora-vitoria-do-tigres-sobre-o-inter-1437625322449_1920x1080

Imagem: esporte.uol.com.br

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s