Fluminense 113 anos

Pitaqueiro convidado: Alan Parada*

CKcEzKpWoAARYrl

Hoje o Fluminense faz 113 anos de existência.

São 113 anos da vocação para a eternidade.

E fui convidado pelo amigo Valdez para escrever alguns pitacos em homenagem ao “Clube Tantas Vezes Campeão”. Meu amor mais antigo.

Eu poderia me ater à sua história “Retumbante de Glórias e Vitórias Mil”. Também poderia escrever sobre o renascimento do clube após a tenebrosa década de 90.

Poderia escrever sobre o hoje, disputando títulos, com um bom elenco e contratando um dos maiores da história do futebol para se reforçar ainda mais e derrubar de vez o papo de meses atrás de que o Fluminense iria acabar.

Não meus amigos. Não vai acabar. São 113 anos. Antes de nós chegarmos, ele já estava aqui. Quando nós formos embora, ele vai continuar. Essas instituições não acabam.

Assim como os vossos times não irão acabar. Pelo bem do próprio Fluminense. Pelo bem do Futebol.

O Fluminense só chegou até aqui também por conta dos rivais. De que adianta jogar contra quem não “bate de frente”? Imagina se o jogo do último domingo fosse contra – sem desmerecer – o Madureira. Certamente seria uma goleada para o Flu.

O Fluminense não é maior que os outros. O Fluminense é simplesmente enorme. E com a vocação da eternidade. Se seu time é rival do meu, fique feliz. Não se é rival de um enorme sem ser de tamanho parecido. Nanicos eventualmente ganham de gigantes, mas nunca o serão. E gigantes só rivalizam com gigantes.

Meus caros, hoje é dia de comemorar. Comemorem! Independente do seu time! Hoje é dia do aniversário de um dos quais fez o seu time ser grande (se for rubro-negro, que fez o seu time ser time).

Antes do Fluminense, no Rio, os grandes clubes eram praticantes de remo.

Quem aqui já foi até a Lagoa torcer pelo seu time numa competição de remo?

Então, comemore! Não é preciso apequenar o rival para enaltecer a sua paixão.

O único clube de futebol no Mundo e a única instituição brasileira que possui a honra de ser detentor da Taça Olímpica. O clube que cedeu parte da sua sede e estádio para ampliar a rua Pinheiro Machado.

O clube que não esconde seus defeitos e que tem uma Cicatriz tão à mostra, que diz para todos: “Eu fui ao inferno. E voltei. Mais forte do que nunca. E não vão nos destruir jamais. Aconteça o que acontecer, estaremos de pé. Somos os Guerreiros.”

O clube que tem as torcedoras mais belas, de onde veio o termo “torcedor”. O torcedor que faz as mais belas festas no estádio. A torcida que reinventou as festas e a forma de se apoiar o seu clube, com as bandeirinhas sempre balançando e os mosaicos, como o do último domingo.

Obrigado, Fluminense!

Em nome de um apaixonado por futebol, obrigado por ser o primeiro “Football Club” do Brasil, ser a primeira sede da Seleção Brasileira e ajudar a fomentar a nossa Paixão Nacional!

Como Tricolor, obrigado, Fluminense, por deixar a herança mais preciosa aos meus filhos, por me dar a oportunidade de fazer grandes amigos nas arquibancadas e outros tantos, que não compartilham do mesmo lado que eu, mas que por serem igualmente apaixonados pelos seus, me identificam como um “eu do lado de lá” e com isso, boas conversas e boas amizades.

Obrigado, Fluminense, por desfilar em seus gramados gigantes como Preguinho, Marcos Carneiro de Mendonça, Félix, Pintinho, Telê Santana, Gérson, Rivelino, PC Caju, Carlos Alberto, Assis, Washington, Romerito, Super Ézio, Marcão, Romário, Conca, Cavalieri, Fred, Deco, Ronaldinho e todos os outros que vieram e que ainda estão por vir.

Obrigado por formar tantos outros atletas campeões em outros esportes e que mantém a chama do olimpismo acesa.

Obrigado, Oscar Cox, por ter tido a ideia mais brilhante do Mundo: fundar o Fluminense Footbal Club, há 113 anos.

Nós somos a história. Nós somos Fluminense.

Há 113 anos, até a eternidade.

*Alan Parada é blogueiro, dono do espaço https://alanparada.wordpress.com, tricolor de coração e parceiro do Pitacos Ácidos.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Fluminense 113 anos

  1. alanparada disse:

    Republicou isso em Sobre as coisase comentado:
    Fui convidado para escrever sobre o Flu em um blog parceiro, segue minha singela homenagem ao meu clube de coração!

    Curtir

  2. alanparada disse:

    Amigos,
    Obrigado pela oportunidade de invadir a casa e poder homenagear minha paixão.
    Espero que gostem.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gabriel Gomes disse:

    Que baita texto hein Alan Parada. Generoso e motivador.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

