Mais Que Um Jogo

Texto por: Gabriel Gomes

Contraí futebol aos 10. Meus dias estão contados.

Ainda não inventaram remédio pra isso.

Era uma vez, um domingo. Seria mais um. Esse foi o dia que mudou a minha vida.

O primeiro craque que conheci foi meu avô. Camisa 9 do Americano, não passou das divisões de base. Sua paixão era o rival da cidade, O Goytacaz.

A rotina dominical era acordar, fórmula 1, macarrão com carne assada e coca-cola, aroma de bolo, Fantástico, cama. Não foi assim naquele Domingo. Meu avô iria transformar a minha vida para sempre. Finalmente o mundo me autorizou a participar da festa.

A estreia foi, justamente, num Vasco x Flamengo. Ruas lotadas, empregados e patrões misturados xingando os mesmos cânticos, herdeiros e falidos tendo acesso ao mesmo conteúdo. Era a festa onde todos estavam autorizados a entrar. Nunca havia experimentado aquilo.

Essa hora já estava dentro da nave, mas não havia campo. Somente corredores com vendedores ambulantes, bandeiras, biscoitos Globo pelo chão, reuniões de torcidas organizadas e um ambiente aromatizado por suor e mijo.

Era hora de entrar. Viramos e avistei uma rampa, finalmente era o último obstáculo para o clímax. Um pedacinho de céu era a única brecha que podia enxergar. À medida que subia a velha rampa, novas imagens revelavam-se, primeiro a arquibancada lotada, depois a sepultada geral, e finalmente….

Ainda não inventaram adjetivos para o que senti naquele segundo de existência. Fui contaminado, não tinha mais volta.

O jogo ? Vasco 0 x 3 Flamengo

Já tinha feito minha opção pela portuguesada anos antes. Esse tipo de relação, quanto menos você tem a explicar, melhor explicado fica.

O futebol foi um presente. Uma descarga, uma fuga, uma razão para permanecer respirando e caminhando.

Obrigado vô.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

