Memória em Branco e Preto

Texto por: Davi Miranda

É uma pena que minha memória tenha derrubado pelo caminho a maioria das coisas que eu gostaria de guardar. O engraçado é que o que ainda trago comigo não é o que houve de mais importante – nem tampouco o melhor ou o pior que vi. São cenas, apenas cenas, que um dia o tempo irá apagar.

Dizem que quem apanha se lembra, enquanto quem bate se esquece. Ao menos para mim essa frase faz sentido: um dia, numa discussão tola de garotos numa casa de jogos eletrônicos, levei um soco no rosto. Não sei bem explicar o porquê dessa lembrança persistir, mesmo tendo se passado mais de 20 anos. E aposto que Hernane, o agressor – que não vejo desde aquela época – sequer se lembra que eu existo. Isso, hoje em dia, não tem a menor importância. São apenas cacos que eu carrego por aí, um volume desnecessário.

Toda derrota traz um impacto, maior para uns, menor para outros. E o que determina a posição nessa escala são as circunstâncias dos acontecimentos.

Na história do futebol brasileiro podemos dizer que temos três grandes traumas: 1950, 1982 e 2014. E é difícil apontar qual deles é o mais doloroso.

Por muitos anos o Maracanazo de 50 reinou absoluto como nosso bicho papão. Até hoje sinto calafrios só de ver as fotos daquela tarde, desbotadas num preto e branco mórbido. Barbosa, meu Deus, pelo o que sofreu, deveria ser canonizado.

A derrota de 82 é a mais simbólica de todas. O Massacre do Sarriá é uma grande metáfora da vida: se a arte e o dom da criação – maiores expressões de nossa humanidade – forem subjugados pela força, que tipo de mundo estaremos moldando?

Quanto à derrota de 2014, ainda catamos os cacos da explosão. É bastante cedo para apontarmos as implicações desse desastre, e me parece que a perícia sequer chegou a um consenso sobre o que levou ao 7 a 1. Talvez o laudo demore décadas para ser finalizado e, os escombros, ainda à nossa frente, não nos deixam esquecer.

Existem memórias que vivemos e memórias que herdamos, mas com o passar do tempo ambas se misturam. Quando isso acontece, deveríamos nos preocupar em não perdê-las, pois cada vez que uma delas se apaga, apaga-se um pouquinho de nós.

barbosa

Fonte da foto: uol.com.br
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Memória em Branco e Preto

  1. Marcelo Faviere disse:

    Baita texto, gosto muito de lembranças, memórias, principalmente sobre esporte.

    Curtir

  2. Davi Miranda disse:

    Valeu por sua participação, Marcelo.
    Do jeito que o futebol brasileiro anda, maltratado e mal jogado, é muito melhor ficarmos com as memórias.
    Abraço!

    Curtir

  3. Jorge Americo disse:

    Excelente texto, Biafrin.
    Me fez lembrar de um fato que ocorreu comigo na semana passada e que te envolve.

    Estava eu andando por Vila Isabel e um homem aparentando meia idade, rosto castigado pelo tempo, pelos raios do sol, braços longos e peludos, pouco cabelo me parou e perguntou:
    – Hey cara, você ae…
    – Quem, eu?
    – é…vc não é amigo daquele tal de Dayvid, um cabeludo que morou ali na rua dos Bombeiros e vivia pela rua jogando Street Fighter e Mortal Kombat?
    – então. Meu nome é Hernane.
    – ah sim, e?
    – Se você ainda mantem contato com ele, diga-o que nunca me esqueci quando ele me roubou naquele golpe do Sub Zero com fatality, arrancando minha cabeça na frente de todos os moleques da rua.
    – Se ele aparecer aqui novamente, eu darei outro soco na cara dele.
    – Aquela lembrança atormentou minha adolescência, minha juventude. Tive que ir a psicólogos, psiquiatras e hoje ainda me dopo com remédios e drogas maiores por conta do trauma;

    Eu parei, olhei pro cara que já estava espumando e disse:
    – cara, sou amigo dele e nunca direi a você que ele agora mora em Maceió, na Ponta Verde, que ganha a vida dando entrevistas e escrevendo textos e livros, contando a todos como sacaneou um tal de “Hernane da Vila”.
    Deixei ele chorando, me virei e sai…
    Lembranças podem ser dolorosas…
    Ah Brasil, 82, 7×1…isso, isso…

    Curtido por 1 pessoa

  4. Gabriel Gomes disse:

    Eu acredito que evoluímos para uma geração com uma memória seletiva. Não lembramos. Vamos caminhando… anestesiados pelos sucessos vazios que alcançamos.

    Que lembra da boate Kiss, das enchentes, do Collor, etc

    Curtir

Deixe um comentário

